Pular para o conteúdo principal

A dança que nos Move.

O corpo é um instrumento com linguagem própria que se expressa e se coloca no mundo; por meio dele é que existimos e nos comunicamos. E a dança é parte dessa comunicação, manifestação do ser sensível e concreto, criativo e belo. DINIZ (1998) ao exteriorizar essa manifestação humana tão intensa revela que:

[...] assim, criando e dando formas a um fenômeno, a dança permite explorar com ideias originais, a própria corporeidade.
São essas ideias traduzidas por uma linguagem corporal, que nos permitem expressar e comunicar mensagens por vocabulário próprio, sensibilizando para o belo, o estético, o cultural e o social. (p.43)
  
E a mesma autora ainda acrescenta:
[...] como corpo dançante, desenhamos formas, contamos histórias, penetramos no espaço e no tempo, interagindo nele e com ele. E é nesse instante que a dança, como experiência lúdica, dilata os espaços de abertura às trocas com as pessoas, com a cultura, com o contexto e com os fatos da vida. (p.47)

O homem se apoderou da dança como uma forma íntima de expressão. E mesmo que o tempo tenha se passado, os ritos e os significados tenham se modificado, e vivamos numa era de intensos conflitos externos e internos, a dança não se perdeu não se separou de nós. Continuamos a dançar, e nesse encontro não verbal, movemos algo dentro de nós, dizemos muito do que somos e do que sentimos.
Neste sentido, a dança foi se desenvolvendo de diferentes formas, apropriada por diversas culturas com muitas significações, perpetuando-se enquanto prática corporal, historicamente construída pela humanidade como forma de manifestação expressiva em diferentes espaços sociais como: festas, comemorações, apresentações artísticas, de entretenimento e manifestações folclóricas.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

THE FUSION DANCE NORTE FITNESS COMPANY

Nossos Apoiadores: GRUPO EUCATUR URBANO

Neste sentido, a prática da dança é uma forma de resgatar o aprendizado da expressão mais antiga das civilizações, através da linguagem corporal, dos movimentos orgânicos, expressivos, instintivos, favorecendo a consciência do corpo, buscando a integração da mente e emoções por meio da manifestação artística, sobre tudo contando com incentivos do Governo e de grandes empresas que acreditam no investimento da Arte e a EUCATUR se fortalece como grande incentivadora não somente da arte da dança mais acredita também no esporte e na inclusão e na diversidade local. A sociedade contribui para a formação de pessoas fragmentadas, distante do conceito e participação cultural, social, educacional onde não percebem as necessidades educacionais das expressões artísticas. Entretanto a educação também tem responsabilidades, especialmente, quando precisa orientar sobre as manifestações artísticas do ser humano e como através dela é possível promover a integração. E podemos sim integrar